quinta-feira, 14 de junho de 2012

O cristão e a sua responsabilidade na sociedade atual

Por Cesar Kuzma - teólogo 

Qual é o papel do cristão na sociedade atual e de que forma ele pode atuar como instrumento de mudança e de transformação, imbuído pelo Espírito de Cristo, sendo sinal e presença do Reino de Deus neste mundo?

Para respondermos a esta pergunta a partir do tema do nosso artigo (o cristão e a sua responsabilidade na sociedade) devemos levar em conta, primeiramente, que o cristão não age no mundo sozinho. Ele atua de maneira conjunta com a comunidade em que está inserido. Na comunidade o cristão faz a experiência do Reino, ouve a Palavra, alimenta-se da mesa do Senhor (Eucaristia), sente a presença de Deus e decide compartilhar com o mundo exterior (sociedade) aquilo que sentiu e que fez experiência; não por obrigação, mas por doação, por amor, por obra da graça. Tendo isso claro percebemos que a ação do cristão no mundo atual vem como um desdobramento da ação divina, uma ação segunda, obra da graça, respondida a Deus pela fé.

Falar assim é dizer que o cristão (nós – Igreja) age no mundo porque é chamado por Deus, convocado (ekklesía) a uma missão, uma missão que busca o Senhorio de Deus, que pretende apresentar a sua presença de forma livre e gratuita, mostrando-se como caminho rumo a Deus, rumo à vida, rumo à plenitude. A partir daquilo que podemos aprender dos evangelhos sobre o caminho “inquieto” e “incômodo” de Jesus visualizamos que este caminho rumo ao Deus que vem (Advento) já proporciona aos que vivem na fé e na esperança um momento de encontro e de harmonia com Deus que se apresenta como amor. O Deus que vem com seu amor e nos convida a caminhar em sua direção já nos inspira de forma concreta. O simples fato de aceitar a sua vontade já transforma o nosso presente e aquilo que se encontra ao nosso redor. Esta experiência libertadora é o que o Papa Bento XVI chama em sua Encíclica Spes Salvi de “esperança em ato”, pois não se comporta de modo passivo, frente ao Deus que vem com o seu Reino, mas já faz acontecer nesta terra e neste mundo a sua presença amorosa.

No entanto, a responsabilidade do cristão em meio a isso tudo vem do fato que ele não terá uma ação a partir das suas vontades e ambições, mas a partir daquilo que recebeu de sua comunidade de fé e de sua experiência com Deus vivida comunitariamente, que deve ser em todos os âmbitos libertadora, amorosa e gratuita. Ter responsabilidade cristã na atual sociedade é se deixar guiar pelo Espírito de Cristo e agir no cotidiano da vida iluminado por ele, com discernimento e coerência, aliando fé e vida, compromisso e responsabilidade, ao modo de Jesus terreno em seu caminho e práxis de vida.

Isto vai nos proporcionar fazer uma leitura correspondente do mundo em que estamos, com todas as suas variantes e vicissitudes, respeitando aquilo que ele é e propondo algo novo (Reino de Deus) naquilo que ele pode vir a ser, dentro do plano de Deus. Agir com responsabilidade cristã é ser maduro na fé, autêntico e coerente com a proposta do evangelho, sabendo inculturá-la no momento presente, ressaltando aquilo que é o seu conteúdo principal: Jesus e o seu Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário