quinta-feira, 14 de junho de 2012

Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça...

Por Cesar Kuzma - teólogo

         Nesta afirmação proclamada por Jesus no monte das oliveiras (Mt 5,6) podemos extrair inúmeras reflexões, mas, no entanto, sabemos que nestas suas palavras revemos algumas das suas opções de vida, sobretudo, no que diz respeito à defesa dos mais pobres, dos mais fracos, dos excluídos.

Partindo deste ponto e aproveitando o momento especial que estamos vivenciando com o ano que se inicia (2011) gostaríamos de reforçar este trecho do Evangelho, levando em conta algumas das conclusões apresentadas na V Conferência do CELAM, realizada em maio de 2007 na cidade de Aparecida/Brasil. Esta Conferência reafirmou para a nossa Igreja o compromisso de todo o cristão com o serviço ao mundo e o engajamento profético, enquanto povo de Deus na sociedade, principalmente em favor da solidariedade, da justiça e da paz. A conferência de Aparecida reacende em nós um direito e um dever adquiridos pelo Batismo: de sermos discípulos missionários.

           Quando ouvimos nas palavras de Jesus que bem-aventurados são todos aqueles que têm fome e sede de justiça, acentuamos o valor profético de nossa fé. Assim, o cristão convicto transfere para a sua vida as opções assumidas pelo Jesus histórico: luta com toda a força, procurando transformar a sociedade em que vive, da forma como Jesus fez em seu tempo, principalmente em favor dos mais necessitados. Este cristão não se isola em ritos, mas os vive na própria vida, demonstrando uma fé sólida e madura, pois fortalecido pela comunhão da Igreja se engaja em diversos meios da sociedade, denunciando as opressões e as injustiças. Ele é capaz de respeitar as diferenças religiosas e absorvê-las de modo ecumênico no que for preciso. Este verdadeiro cristão compadece-se por quem sofre, chora com quem necessita e não se conforma com a injustiça; ao contrário, este discípulo de Cristo não se intimida com os poderosos, mas os despede de mãos vazias e, como Maria, eleva os humildes (Lc 1,52). Somente assim é que o cristão sincero procura através de sua vida dar testemunho concreto do amor de Deus, presente em nossos corações como dom da graça. Este cristão de fé se deixa guiar pelo mesmo Espírito que guiou Cristo e que hoje sustenta a Igreja, formando um só povo e um só coração.

  Desta maneira, ressaltamos o clamor pela justiça em favor dos mais fracos, fazendo ecoar por nossa voz profética o grito dos mártires, dos pobres e dos excluídos. Afirmamos com o CELAM de Aparecida a opção preferencial pelos pobres, marca singular da Igreja latino-americana, portanto,  compromisso de fé de toda a nossa comunidade aqui reunida.

  Que nós, guiados pelo Espírito Santo, sejamos semelhantes a nossa mãe negra de Aparecida, padroeira do Brasil. Que possamos ao lado de São José (pai, trabalhador e operário) confirmar a nossa esperança, de modo à por em prática a maturidade da nossa fé. Ao fazer isso, o cristão real reafirma o seu Batismo se tornando missionário do Reino de Deus, apresentando-se como verdadeiro discípulo de Cristo, porque só Nele nossos povos terão vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário