segunda-feira, 18 de junho de 2012

Livro: Cultura, Religião e Sociedade: um diálogo entre diferentes saberes




A cada dia a sociedade atual nos interpela à procura de novas respostas. Dentro deste contexto, que se mostra de maneira bastante plural, é imprescindível compreender e articular Cultura, Religião e Sociedade. Trata-se de um momento novo para a história humana, pois aquilo que culturalmente se apontava como distante, hoje está próximo. A religião do outro que antes era estranha, atualmente penetra em nossos lares. Com isso, toda a sociedade muda e necessita compreender-se dentro desta nova visão de mundo. Deste modo, é importante um diálogo entre diferentes saberes que venha resgatar as riquezas de uma história que foi construída pela humanidade e que ainda hoje continua fazendo o seu caminho.
Este livro foi construído para tentar responder algumas dessas questões, apresentando-se com um caráter didático que servirá como material de apoio a professores e alunos universitários. Os professores que concluíram esta obra trabalham essas questões no Eixo Humanístico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na disciplina de Cultura Religiosa, portanto, partiram de uma experiência pessoal e acadêmica para a sua concretização. Como pano de fundo desta obra, nós acreditamos que a teologia pode percorrer caminhos em toda a universidade, sem perder, com isso, aquilo que lhe é próprio. Se assim fizer, ela será de grande ajuda na obtenção de respostas que favoreçam as relações humanas, que fortaleçam a dignidade humana, que propiciem um diálogo maduro entre as religiões e que possam responder questionamentos da sociedade, mostrando um sentido transcendente para a vida humana.
Quando estas questões são trabalhadas dentro do universo acadêmico, demonstram um compromisso de levar o conhecimento produzido para a comunidade, resgatando valores que esta produz, numa relação conjunta. Isto está fortalecido pela Declaração Gravissimum educationis (sobre a Educação Cristã), do Concílio Vaticano II (1962-1965). Diz o documento: Deste modo o pensamento cristão estará universalmente presente de maneira pública e estável nos meios em que se promove a cultura, e as universidades católicas formarão pessoas intelectualmente capazes de assumir os mais altos encargos na sociedade e dar ao mundo o testemunho da fé (GE 10). Temos claro que o conteúdo trabalhado vai ainda além do espaço oferecido pelas Universidades Católicas, mas abrange todas as instituições de ensino superior que desejam contribuir para um diálogo profícuo e aberto com a sociedade.
O livro Cultura, Religião e Sociedade: um diálogo entre diferentes saberes que aqui apresentamos tem o objetivo de situar o aluno dentro do Fenômeno Religioso e atender às questões éticas, sociais, culturais e religiosas correlacionadas. Para isso, foi dividido em três partes. A primeira apresenta os fundamentos da religião, define conceitos e apresenta a religião como parte integrante da história humana. Na segunda parte, são trabalhadas as tradições religiosas, na qual foi dada preferência para o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, religiões mais próximas da realidade atual, apresentando também aspectos das religiões orientais. Na terceira parte optou-se por valorizar a religião em diálogo, trazendo questões sobre a sociedade contemporânea, ciência, terrorismo e ética.
Desejamos que esta obra favoreça as discussões acadêmicas e fomente o debate em torno desta temática. Discutir estas questões é o principal objetivo.


Os Organizadores
Luiz Alexandre Solano Rossi
Cesar Kuzma


Para mais informações sobre o livro:



Fotos de lançamento:








Nenhum comentário:

Postar um comentário