quinta-feira, 14 de junho de 2012

Jesus de Nazaré e a sua liberdade diante da Lei e da religião de sua época

Por Cesar Kuzma - teólogo

Ao apresentarmos neste artigo a liberdade de Jesus em relação à Lei, pretendemos deixar bem claro que se trata aqui da Lei religiosa judaica, responsável pela religião da época, como também pela prática de vida daquelas pessoas contemporâneas de Jesus. O nosso objetivo é demonstrar de modo resumido os reflexos desta atitude em sua vida, como também as consequências.
Vejamos.
A atitude de Jesus de Nazaré em relação à Lei e a sua religião reproduzem uma expressão de profunda liberdade. Ao fazer isso ele procurou atingir o coração da Lei, para atingir assim o ser humano, que para ele, é o destinatário da Lei. Do mesmo modo como ele a respeitou, também trouxe para ela um novo significado, um sentido novo e desconcertante para o que era proposto na época. Encontramos aqui o discurso incômodo e inquieto de Jesus com o qual ele confrontou os líderes do povo de sua época.
Esta liberdade com que interpretou a Lei transformou a sua missão numa missão-serviço. Provou que a Lei não veio para escravizar o ser humano, mas para torná-lo livre em relação a si mesmo, ao próximo e, consequentemente, a Deus. Jesus agiu como “messias escatológico do Reino de Deus”. Sua missão iniciou-se neste mundo, mas transcende para um futuro maior, para um Absoluto. Portanto, esta Lei através da qual Jesus demonstra certa liberdade é a Lei mosaica que para o NT vai até João Batista, apresentado pelos estudiosos bíblicos como a última pessoa do AT (numa concepção cristã), mas que com Jesus ela irrompe em algo novo. O conteúdo da pregação de Jesus é o Reino de Deus e este Reino está presente e atuante no meio do povo.
Fica evidente com isso que, para Jesus o ponto central da Lei é o ser humano (pois ele é o destinatário) e a sua relação íntima com Deus. As ações de Jesus face a esta Lei desestabilizam a sociedade da época em sua estrutura, pois esta a utiliza para assegurar-se a si mesma e excluir aos demais que não se encaixam naquilo que é exigido. A maneira como a apresentam (pelos fariseus e doutores) tira das pessoas a sua liberdade e a sua dignidade, colocando-as fora do encontro com Deus e com os irmãos. Com certeza, por sua vez, sentem-se, sobremaneira, excluídos e até se afirmam como pecadores (maneira como eram tratados todos aqueles que eram excluídos da sociedade, por qualquer motivo ou razão. Trata-se de uma construção social). Esta atitude farisaica, acusada e condenada severamente por Jesus, chega a ponto de que, se alguém se relacionar com eles é também mencionado como pecador. Jesus por várias vezes critica esta atitude preconceituosa, ao mesmo tempo em que insiste em sua práxis por voltar a sua atenção a estas pessoas, fato que não é compreendido. Entendemos aqui as inúmeras refeições que ele faz com publicanos (cobradores de impostos), sua atitude em relação às mulheres, crianças, doentes, leprosos, etc. 
Em face disso, Jesus respeita a Lei, mas rejeita a Lei pela Lei. Esta atitude apresentada por ele vai totalmente contra a atitude farisaica que se serve da lei e se acha digna pela rigorosa prática da mesma. Nota-se que em seus discursos e parábolas Jesus sempre se confronta com estas atitudes dos fariseus para mostrar a eles em que realmente consiste a essência da Lei. Jesus utiliza-se dela para servir aos mais necessitados e quando esta os exclui, aí sim ele a rejeita. 
Outro problema enfrentado por Jesus em relação à Lei é à questão do sábado. Jesus afirma que o ser humano não foi feito para o sábado e sim o sábado para o ser humano. Jesus não se recusa a curar em dias de sábado (como previa a Lei) e nem repreende os seus discípulos quando estes recolhem as espigas. Ao contrário, ele tem plena liberdade do que faz porque está imbuído da prática do Reino e vê nesta causa algo maior que a mera observância da Lei. Obviamente isso não era bem visto por setores mais conservadores da sociedade que procuram tirar Jesus de circulação, a fim de manter a suposta “ordem” por eles estabelecida.
Podemos concluir esta breve reflexão afirmando que Jesus coloca na Lei a compreensão para o ser humano se entender enquanto humano diante do amor e da graça de Deus. A abertura que se deve ter em relação à Lei é a mesma que se deve ter para acolher o amor de Deus, que é fruto da graça, é dom, é gratuito. Aqui está a liberdade. Jesus de Nazaré nos propõe uma prática da Lei a serviço do Reino, só assim ela se torna viva e transforma a realidade. Há aqui a possibilidade de construir um mundo novo, mais humano e digno.
Esperamos conseguir, a exemplo de Jesus, a liberdade de acolher este amor que em nós é derramado (Rm 5,5). Façamos o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário